quinta-feira, 17 de abril de 2008

As Nossas Actividades

Do nosso Plano de Actividades 2007*2008...o que já fizemos até hoje...

* A cor laranja a nossa proposta no inicio do ano...a verde o que realizamos.


*
Procurar apoios das entidades locais para melhorar as condições da escola e realização de convívios.

» Solicitamos formalmente a cedência do Auditório, à Câmara Municipal de Portimão, para a Festa de Natal da nossa escola. O nosso muito obrigado por toda a colaboração e gentileza demonstrada pela Divisão da Cultura.
» Tivemos desde o inicio do ano lectivo várias reuniões, com a Comissão Instaladora do Agrupamento e a Coordenadora da escola. E contactamos pessoalmente e telefónicamente a Divisão da Educação e a Delegada de Saúde para comunicar o estado de certas situações menos favoráveis na escola e informar sobre certas condições existentes na escola. Louvamos o profissionalismo e a prontidão de actos demonstrada por parte da Divisão da Educação na pessoa da Drª Ana Luisa Vicente na questão referente ao refeitório. Queremos agradecer a disponibilidade da Delegada de Saúde em ter cedido uma técnica para inspecionar as instalações da escola. (Aguardamos o envio do relatório...)
*refeitório - Após algumas diligências tomadas por nós, para nos certificarmos sobre a qualidade e quantidade de comida servida aos alunos , podemos assegurar aos pais que actualmente o serviço das refeições está a decorrer na normalidade.
*limpeza dos espaços exteriores - no inicio do ano verificamos que se encontrava muito sujo o espaço exterior, ainda continuamos a fazer diligências no sentido tentar melhorar a limpeza dos recintos exteriores.
* vigilância no recreios - a Associação de Pais através dos projectos (POC), que no inicio do ano, submeteu no Centro de Emprego conseguiu até ao momento 4 funcionários (2 vigilante e 2 Auxiliares ) que estão a vigiar e controlar as crianças no recreio, juntamente com alguns funcionários da escola.

*Apoio à família no horário das 8.00h às 10.00h para turmas de horário duplo de tarde - Temos a funcionar uma turma com cerca de 18 crianças.

*Apoio à família no horário das 16.00h às 19.00h para turmas de horário duplo da manhã e de horário normal. - Temos duas turma com cerca de 2o crianças cada .

*Apoio à família nas interrupções lectivas, excepto no Carnaval e nos 5 dias previstos na lei para o Natal e Páscoa. - Tivemos uma turma no Natal com cerca de 15 crianças e na Páscoa com 25 crianças.

*Oferta de prendas de Natal às crianças da escola; Festa de Natal; Disponibilidade dos membros da Associação para colaborar em qualquer actividade organizada pela escola.- As ofertas foram: rádios, malinhas com lápis, xilofones e vários utensílios para brincarem aos senhores doutores :). Alguns membros da Associação de Pais estiveram a colaborar no recinto do Auditório na Festa de Natal, a eles o nosso bem ajam..firmos e hirtos :).


*Fotógrafo na escola.- Esta actividade está a decorrer, já foram executadas todas as sessões fotográficas e prevemos a entrega dos trabalhos no inicio de Maio.
*Actividades no Apoio à Família (trabalhos manuais: calendários com desenhos dos alunos; bonecos de barro; passeios: cinema, saída a parques interiores e exteriores).- Os trabalhos manuais e o cinema foram concretizados no atl das interrupções lectivas. Infelizmente não foi possivél mais saídas devido à dificuldade de conseguirmos transporte para as mesmas.
Em relação aos calendários com os desenhos dos alunos eles foram elaborados, com excepção de algumas turmas que não entregaram desenhos. Constatamos que a maioria dos pais não aderiram bem a esta nossa actividade, lamentamos este facto e gostariamos de informar os pais que estas actividades servem para conseguir alguns fundos, que utilizamos na oferenda de prendas no dia de Natal, dia da Criança ...

*Projecto POC´S (vigilantes); Protocolo com o Município (porteiros); seguro dos colaboradores. - Concretizados a 100%


*Colaboração na União das Associações do Agrupamento, Frapal, CONFAP. - A nossa Associação de Pais pertence à União das Associações de Pais das Escolas do Agrupamento Judice Fialho.
A nossa Associação encontra-se representada pela Fatima Viegas, nos seguintes organismos:
* Na Federação das Associações de Pais do Algarve (FRAPAL)-pertence à Direcção.
*Na Confederação Nacional das Associações de Pais e Encarregados de Educação (CONFAP) - pertence à Assembleia Geral.
* No Conselho Municipal da Educação na Câmara Municipal de Portimão
»» Tendo estado presente em em várias reuniões e sessões de esclarecimento sobre as actividades das Associações de Pais e Encarregados de Educação ...Direitos, Deveres, Legislação...Sessões de Formação)